quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Grafite gigante da dupla osgemeos é apagado do Anhangabaú


Quem passou pelo Vale do Anhangabaú nesta terça-feira (14) percebeu que algo estava diferente na paisagem. Um grafite gigante feito pela dupla osgemeos, formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, sumiu.
No seu lugar, uma pintura malfeita ocultava ainda o semblante da obra. A obra foi produzida em 2009, ano em que um espetáculo feito com bonecos gigantes infláveis desenhados pela dupla iluminou a cidade durante a peça francesa "O Estrangeiro".
No começo da noite, a assessoria da Prefeitura enviou um comunicado oficial no qual afirma que o desenho foi apagado por causa de um pedido dos próprios artistas.
"A Secretaria Municipal de Cultura informa que o graffiti da dupla Osgemeos, que estava no prédio da antiga sede do Sindicato dos Comerciários, foi apagado pelo SESC-SP a pedido dos próprios artistas. O edifício será demolido e a área integrada à Praça das Artes, futuro anexo do Theatro Municipal de São Paulo que será inaugurado neste ano. O graffiti ficaria exposto por 30 dias, como parte das comemorações do ano da França no Brasil, em 2009. A demolição do prédio já estava prevista antes da instalação do graffiti. Com a grande aceitação da obra por parte da população, a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) autorizou que ela ficasse lá até que o processo de demolição do edifício tivesse início, o que deve ocorrer dentro de um mês."
No início desta quinta-feira (15), os artistas publicaram em seu site oficial uma nota sobre o assunto. Eles estão fazendo trabalhos nos EUA, mas disseram que já pensam em uma nova obra permanente para a cidade.


Leia comunicado dos artistas:
"Estamos fora do Brasil e recebemos hoje a noticia sobre a obra apagada no Vale do Anhangabaú. Essa pintura foi um projeto acordado entre o SESC/Prefeitura de São Paulo/Plasticien Volant e nós, realizado em 2009 como parte das comemorações do Ano da França no Brasil e que desde o inicio sabíamos que sua exibição seria temporária, pois o prédio seria demolido.
É realmente triste ver que o "Estrangeiro" se foi
Mas, pelo amor que temos por São Paulo e pela arte, estamos pensando em uma nova obra permanente para a cidade. Agradecemos o carinho expressado pelas mensagens que recebemos.
-Osgemeos"



Nenhum comentário:

Postar um comentário