domingo, 13 de novembro de 2011

Emicida faz homenagem ao rap brasileiro em seu show no SWU




“Quem conhece essa, quem conhece essa?” Por várias vezes, Emicida dirigiu-se ao público com essa pergunta. Seu show, o primeiro do palco Consciência neste SWU 2011, iniciou-se às 15h deste sábado (12), e prestou tributo a alguns dos principais nomes do rap nacional. Um tributo feito de citações e reproduções de estrofes inteiras compostas por outros artistas. Em certos momentos, alguém que jamais tivesse ouvido falar em Emicida poderia achar que estava diante de um artista cover. E Emicida parece orgulhoso da direção que decidiu dar ao show.

Ele citou, nominalmente, diversas gerações do rap feito no Brasil, como Thaíde, Racionais Mc’s, Posse Mente Zulu e Doctor MC’s. Também cantou trechos inteiros de “Us mano e as mina” (de Xis), “Fim de semana no parque” (dos mesmos Racionais), “Fogo na bomba” do De Menos Crime) e “Rap é compromisso” (de Sabotage). Ao término desta última, deu o recado: “Pra quem não conhece, esse é o rap brasileiro”.
As “homenagens”, no entanto, não ficaram restritas a expoentes do estilo. No início da apresentação, Emicida soltou os versos de “O rap da felicidade”, funk carioca muito popular na década de 1990, nas vozes da dupla Cidinho e Doca. Contando praticamente todo o tempo apenas com a companhia do DJ Dj Nyack (também responsável por intervenções vocais), Emicida portou-se como um defensor de seu estilo musical, embora tenha listado cantores de outras vertentes que o inspiraram, como Jovelina Pérola Negra.
Antes ainda de começar a cantar a primeira música, declarou seu propósito: “Isso aqui é por nós, pelo rap verdadeiro”. E ele cuidou de comprovar a declaração em várias outras intervenções entre seus números.
O improviso, que fez a fama de Emicida, entrou em cena na penúltima música. Ele falou do calor, de um fotógrafo e rimou “cometa Halley” com Damian Marley”. O público, que não era especialmente grande, mas se esforçou, gostou. Só não gostou mais do que quando ouviu Sabotage, De Menos Crime e, finalmente, uma composição do próprio Emicida. Precedida por um discurso de viés político – “Esses arrombado tá roubando nóis lá em Brasília e acha que nóis tá moscando, tá ligado?” –, veio “Triunfo”.
A recepção do público mais próximo do palco foi a melhor até ali. E assim, às 15h45 em ponto, exatamente no horário previsto, Emicida deixou o palco Consciência do SWU 2011. O mesmo palco que, ao longo desde sábado, receberá outros grandes nomes do rap – mas internacional. Por ali passarão Snoop Dogg, Kanye West e The Black Eyed Peas. Antes deles, entra em cena Marcelo D2.


FONTE: http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário